terça-feira, 7 de junho de 2011

Capoeira tem Forum Permanente no DF...


Há cerca de dois meses foi instalado em Brasilia o Forum Permanente de Capoeira.
Isso poderia ser apenas mais uma reunião de capoeiristas, mas representa muito mais.
O processo de debate em torno da ocupação de espaços culturais, tais como teatros, museus, bibliotecas, manifestações em praças, produção musical, produção de textos e livros, etc., são a faceta "cultural" da capoeira.
Muitos capoeiristas fazem trabalhos relacionados com essa dimensão de nossa arte e não possuem qualquer tipo de apoio ou aporte de recurso de entidades do governo ou não governamentais e oficiais repassadores de recursos públicos, nacionais ou internacionais, destinados a cultura.
O mais conhecido desses fundos é o FAC, Fundo de Apoio à Cultura, que é mantido em diversos Estados e mesmo em municipios de maior porte.
Esse fundo é a mais importante medida orçamentária dos governos para suporte e apoio às ações e atores envolvidos com a cultura.
Na instalação do Fórum Permanente de Capoeira, foi criado o blog abaixo, onde estão registradas todas as questões relacionadas com a capoeira no contexto cultural do DF, sendo que daquele Fórum sairão as decisões coletivas da capoeira destinada as relações da capoeira com o poder público e o FAC...
Vale lembrar ainda, que todos os recursos públicos destinados à cultura, em geral, são repartidos entre as n manifestações culturais que se fazem representar frente ao Governo, entre as quais o teatro, o circo, a dança, a música, etc... enquanto a capoeira não estiver presente no debate em torno da partilha desses recursos ela não poderá ter sua fatia... esperar o que??
Sem presença dos capoeiristas esse Fórum poderá se esvaziar e perder sua função e meta, que é de representar os capoeiristas nas relações institucionais da Cultura.
Abaixo o link para acessar o fórum permanente de capoeira do DF...

http://forumpermanentedacapoeiradodf.blogspot.com/

Conheça... participe... dê sugestões... participe das reuniões... assim voce estará de fato representando a capoeira como genuina questão cultural...
Sucesso aos camaradas que estão nessa frente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário