terça-feira, 27 de abril de 2010

Competições de Capoeira: a busca da afirmação!!




Estamos vivendo novas investidas na tentativa de muitos idealistas de dar sentido às competições de capoeira...!
Os capoeiristas via de regra ainda não entendem isso como uma grande prova de sua competencia, ou memos de grandes méritos no fato de ter vencido ou se classificado bem em uma competição de capoeira.
Esse assunto vem de muito longe.
Desde os primórdios da própria capoeira regional do Mestre Bimba ele já trazia como parte de sua estratégia de afirmação da capoeira como luta, diversos desafios a que o próprio Mestre Bimba se envolveu, tanto quanto seus alunos mais tarde, diante de algum adversário que se sentia confortável para enfrentar o que era algo muito forte e bastante respeitado então, a Capoeira Regional de Mestre Bimba...!!
Diversos desses combates aconteceram em ringues mesmo... na imprensa e em muitos livros, podemos até hoje são encontrar fragmentos dessa fase e de diversos combates a que fizerem jus alguns alunos do Mestre, ou dele próprio.
Portanto, uma das coisas que os capoeirstas modernos devem saber é que as competições SEMPRE fizeram parte da capoeira mais avançada, em termos de técnica e como papel social da capoeira... pois as competições servem para tornar a capoeira um esporte competitivo, tendo como sonho ou meta a de atingir espaços tão nobres quanto uma olimpíada...
Hoje vemos a capoeira presente em combates, através de lutadores, quase sempre jovens atletas, que naturalmente não possuem a cultura tão ampla e tão abrangente quanto dispomos na capoeira. Com isso eles quase sempre treinam tambem outras modalidades para se preparem para enfrentar adversários de outros estilos. Na ápoca de Mestre Bimba e seus alunos isso era diferente, pois a capoeira era, ela mesma, dotada de competência marcial para enfrentar adversários de qualquer outra modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário