Eu sempre tenho dito para meus alunos e amigos que não gosto de História. Não me sinto competente para lidar com a História enquanto um tema que eu próprio tenha que enfrentar, produzir ou orientar. A razão disso é que sempre que se narra uma História, se trata de uma parte dela! Obviamente que se escolhe a parte que nos interessa. Ai é que começa a questão e a fragilidade que me invade!
Quer dizer que sempre que contamos uma História, estamos escolhendo uma perspectiva dela e, naturalmente, desprezando outras tantas faces que não posso ver, não conheço, ou simplesmente não me interessa contar!
Isso torna a História uma disciplina de escolha!
Essa ideia me incomoda muito.
Por isso, para fazer o registro dessas informações e fatos que estou compartilhando nesse texto e nos videos que irei compartilhar como parte dessa postagem, tive que entender que isso era extremamente importante, bem como me vestir da minha mais absoluta sinceridade e coerência para escolher os aspectos dessa trajetória pela qual a Capoeira é produzida e, infelizmente, onde chegamos, num momento em que a maioria está buscando seu lugar ao sol, mesmo que para isso despreze a História, a verdade ou mesmo adote uma perspectiva em que narra os fatos de acordo com o seu interesse, sempre se colocando no centro das questões, como o mais importante ser humano envolvido!
A isso infelizmente não temos como refutar.
Tenho adotado uma postura, à qual quero sempre ser fiel e me manter coerente com ela, não só enquanto postura, mas como ética pessoal, de não me dispor ao debate onde a intenção seja criticar ou apontar defeitos de pessoas, seja quem forem elas.
Acredito que o melhor que podemos fazer é nos tornarmos parte dos que fazem diferença.
É disso que se trata esse tema aqui emprestado.
Por isso estou compartilhando com meus amigos, alunos e quem mais tiver interesse, os mais importantes aspectos que elegi e que entendo serem do interesse de todos os capoeiristas e estudiosos que se interessem pela HISTÓRIA DA CAPOEIRA DO CEARÁ!
Para tanto eu produzi uma palestra, que foi apresentada em 2017, durante um movimento realizado pelo IPHAN-CE, cuja proposta era a Roda da Memória, buscando registrar os mais importantes e mais antigos movimentos de Capoeira que aconteceram no Ceará, entre os quais o espaço conhecido como DCE, que mais tarde se tornou a TERREIRO CAPOEIRA, cuja História se confunde com a História da Capoeira do Ceará.
Esses videos contam os mais importantes fatos e demonstram a História através de documentos, fotos, imagens, etc., registrando e documentando a História da Capoeira do Ceará para a posteridade, não permitindo, assim, que os FATOS sejam distorcidos!
Isso é feito em respeito aos capoeiristas e pessoas em geral, que participaram dessa História e que merecem o reconhecimento do seu legado!
Esses são os videos que contam essa História:
Primeira parte:
História da Capoeira do CE - Parte 1
A História continua:
História da Capoeira do CE - Parte 2
E a parte a seguir conclui essa apresentação:
História da Capoeira do CE - Parte 3
E a parte a seguir conclui essa apresentação:
História da Capoeira do CE - Parte 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário